OPORTUNIDADE DE FINANCIAMENTO: FUNDO AZUL

O Fundo Azul tem por finalidade o Desenvolvimento da Economia do Mar, a investigação científica e tecnológica, a proteção e monitorização do meio marinho e a segurança marítima, através da criação ou do reforço de mecanismos de financiamento de entidades, atividades ou projetos que cumpram os diversos objetivos.

Lançados com uma dotação orçamental de 10 milhões de euros, o Fundo Azul tem 2 concursos abertos para apoio a novos projeto de empreendedorismo na economia do mar e apoio a energias renováveis oceânicas.

  • Na linha de financiamento ao empreendedorismo na economia do mar podem ser apoiados projetos de Biotecnologia Azul, Energias Renováveis Oceânicas Digitais (Indústria 4.0), Portos 4.0 (novas soluções focadas na aplicação da Indústria 4.0 na rede portuária nacional), Robótica oceânica e Sustentabilidade.

Podem beneficiar dos apoios as entidades privadas com ou sem fins lucrativos e as Instituições do ensino superior, institutos e unidades de I&D.

Os apoios atribuídos ao abrigo do presente aviso são reembolsados, com uma taxa de juro de 0%, no prazo máximo de 8 anos. Os apoios atribuídos poderão assumir ainda a forma de instrumentos convertíveis de capital, designadamente com a entrada direta no capital das empresas até um limite máximo de 10%.

O apoio máximo atribuível por operação para as prioridades estratégicas 1 a 5 é de 500.000 €, até 90% das despesas elegíveis.

As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 13 de setembro e 13 de novembro de 2017.

  • Na linha de financiamento a energias renováveis oceânicas, podem ser apresentados projetos de exploração de novas linhas de investigação científica e tecnológica aplicadas às prioridades das políticas públicas para o mar, desenvolvimento tecnológico para a economia do mar, transferência de conhecimento na área das políticas públicas e economia do mar, investigação aplicada, em parceria com a indústria.

Podem beneficiar de apoios pelo Fundo, as instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D, as instituições privadas sem fins lucrativos, os laboratórios do Estado ou internacionais e as instituições privadas com fins lucrativos.

Os apoios financeiros a conceder pelo Fundo ao abrigo do presente anúncio têm carácter não reembolsável e o apoio máximo atribuível por operação é de 200.000 €, até 90% das despesas elegíveis.

As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 13 de setembro e 13 de novembro de 2017.

Para mais informações pode consultar a pagina da Direção Geral de Políticas do Mar ou contactar-nos diretamente.

Bons negócios

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Tem questões?