Há economia para além da pandemia: medidas de apoio às empresas

 

Resultado de imagem para medidas empresas governo

Há uma economia para além da pandemia.

 

O governo português aprovou um conjunto de medidas para apoiar as empresas nacionais a ultrapassar os impactos adversos da pandemia que atravessamos.

 

Deixamos aqui um resumo das medidas aprovadas e que podem ajudar a sua empresa:

 

  • Liquidação rápida de incentivos, eventualmente como adiantamento a regularizar mais tarde;
  • No caso de empresas com quebras do volume de negócios ou de reservas ou encomendas superiores a 20 %, diferimento por um período de 12 meses das prestações vincendas até 30 de setembro de 2020 relativas a subsídios reembolsáveis atribuídos no âmbito de sistemas de incentivos;
  • As despesas comprovadamente suportadas pelos beneficiários em iniciativas ou ações canceladas ou adiadas por razões relacionadas com o COVID-19 são elegíveis para reembolso;
  • Impactos negativos decorrentes do COVID-19, podem ser considerados motivos de força maior não imputáveis aos beneficiários na avaliação dos objetivos dos projectos financiados;
  • Linha de crédito no valor de 200 milhões, para apoio à tesouraria das empresas;
  • Aumento dos plafonds das linhas relativas a seguros de crédito à exportação com garantias do Estado;
  • Criação de um apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho em empresas em situação de crise empresarial, caso haja interrupção das cadeias de abastecimento globais ou quebra abrupta e acentuada de 40 % das vendas;
  • Criação de apoios extraordinários de formação profissional, no valor de 50 % da remuneração do trabalhador até ao limite da retribuição mínima mensal garantida (RMMG), acrescida do custo da formação, para as situações dos trabalhadores sem ocupação em atividades produtivas por períodos consideráveis, quando vinculados a empresas cuja atividade tenha sido gravemente afetada pelo COVID-19;
  • Criação de um incentivo financeiro extraordinário para assegurar a fase de normalização da atividade e que visa apoiar as empresas que, tendo sido encerradas por autoridade de saúde, carecem de um apoio, na primeira fase de normalização, de modo a prevenir o risco de desemprego e a manutenção dos postos de trabalho, incluíndo um regime excecional e temporário de isenção do pagamento de contribuições à segurança social por parte de entidades empregadoras e trabalhadores independentes que sejam entidades empregadoras.

 

Ficou com dúvidas. Precisa de esclarecimentos? Contacte-nos.

 

Novos concursos: Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Estão abertas novos concursos no PT2020 para projectos de empreendedorismo qualificado e inovação produtiva.

Os montantes a concurso ultrapassam os 350 milhões de euros, estão disponíveis para empresas localizadas em todas as regiões do país. Os incentivos por projecto podem ir dos 40% aos 75%, divididos entre incentivos a fundo perdido e incentivos reembolsáveis a taxa zero.

Os sectores abrangidos vão desde as áreas da alta tecnologia, indústrias criativas e culturais até à agro-indústria e transformação alimentar e os projectos localizados em regiões menos desenvolvidas do país têm acesso aos incentivos em condições preferenciais.

Agora tem todas as razões para tirar o seu projecto da gaveta.

Quer saber mais? Contacte a Inovae!

Temos ampla experiência na aferição da viabilidade e na elaboração de projectos de investimento e na apresentação de candidaturas a estes sistemas de incentivos.

 

Bons trabalho e bons negócios!

Apoios à Internacionalização: abertura de novos concursos

 

 

 

Já estão abertos os concursos para apoios à Internacionalização: são mais de 55 milhões de euros e são três fases de concurso, cada uma para tipologia diferente de investimento.

  • Lojas online e marketing digital: até 30 de Março, apoios para as empresas que usem e-commerce como meio exclusivo de internacionalização.
  • Diversificação de mercados pós-Brexit: até 27 de Abril, incentivos para as empresas que pretendam redimensionar os seus mercados de exportação após a saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
  • Acelerador de exportações: até 25 de Maio, apoios financeiros a empresas já exportadoras.

Estes apoios são a fundo perdido e as taxas de financiamento podem ir até aos 45%.

Quer saber mais? Contacte a Inovae!

 

 

SIFIDE: candidaturas abertas

 

O SIFIDE é um sistema de incentivos fiscais direccionado às empresas que façam investimentos em I&D, com recuperações até 82,50% das despesas realizadas com recursos humanos, técnicos e prestadores de serviços.

 

 

Estas candidaturas estão abertas até ao final de Maio.

Não hesite em contactar-nos para mais informação.

Bons negócios!

Não fique a ver navios – investimento na área do mar

Desde 2016, temos apoiado o desenvolvimento de novos projectos de investimento na economia do mar, em áreas que vão dos estudos de mercado até ao lançamento, em produção, de novos produtos e serviços.

Acompanhámos projectos de produção alimentar, turismo e vinhos, TIC e geolocalização em alto mar, socorro e salvamento, pescas e distribuição de pescado, logística e energia.

Criámos valor no desenvolvimento dos modelos de negócio e na captação de recursos financeiros adequados.

Em 2020, termina o actual quadro de incentivos à economia do mar e estão ainda por executar avultados recursos que podem ser alocados a novos projectos.

Conte com a nossa experiência para o apoiar no financiamento e desenvolvimento destes novos negócios na área do mar.

Não hesite em contactar-nos para mais informação.

Sabe que dia é hoje?

Não é preciso ter pressa.

Mas não se esqueça que estamos em 2020 e este é o último ano para apresentar o seu projecto ao Portugal 2020.

Há ainda muitas verbas por executar, destinadas a projectos de investimento e desenvolvimento empresarial. E que são uma opção privilegieda de financiamento da investigação, inovação e internacionalização em Portugal.

Tire a sua ideia da gaveta. E conte connosco para o ajudar a desenhar implementar o seu projecto.

Para mais informação consulte-nos ou siga este Link!

FINANCIAMENTO AO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS DE AQUICULTURA

Foi recentemente aberto um novo concurso para a linha de financiamento do MAR2020 para apoio à Aquicultura Biológica, à Conversão para Sistemas de Ecogestão e Auditoria e à Prestação de Serviços Ambientais pela Aquicultura.

 

Esta nova linha de financiamento, com uma dotação orçamental de 2 milhões de euros, pretende apoiar projectos de empresas de aquicultura no seguintes dominios:

  • Conversão dos métodos de produção aquícola convencionais para a aquicultura biológica;
  • Participação nos sistemas de ecogestão e auditoria da União (EMAS)
  • Implementação de métodos aquícolas compatíveis com necessidades ambientais específicas e sujeitos a requisitos de gestão específicos resultantes da designação de zonas NATURA 2000;
  • Participação na conservação e reprodução ex situ de animais aquáticos, no âmbito de programas de conservação e restauração da biodiversidade elaborados pelas autoridades públicas, ou sob a sua supervisão;
  • Operações aquícolas que incluam a conservação e a melhoria do ambiente e da biodiversidade, assim como a gestão da paisagem e das características tradicionais das zonas aquícolas.

 

O apoio a conceder revestem-se da forma de subvenção não reembolsável, dependem da produção aquícola dos anos anteriores, e correspondem ao valor apurado nos termos previstos na Portaria 117-2016, em anexo.

Portaria-117-2016

 

Bons negócios!

PROGRAMA CRESCIMENTO AZUL, INOVAÇÃO E PME’s

 

 

No dia 22 de maio de 2017 foi assinado um Memorando de Entendimento entre a República Portuguesa e a Islândia, o Reino da Noruega e o Principado do Liechtenstein que contempla um Programa dedicado ao “Crescimento Azul, Inovação e PMEs” com uma dotação de cerca de 44,7 M€, em que cerca de 70% será dedicado à área do negócio e inovação.

 

Este Programa contempla três áreas programáticas distintas:

  • Desenvolvimento de negócios, Inovação e PMEs
  • Investigação
  • Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem.

 

Este programa terá como uma das prioridades o financiamento ao desenvolvimento de projectos de Economia Azul e Economia do Mar.

 

​O Espaço Económico Europeu (EEA) é composto pelos Estados Membros da União Europeia e 3 países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Islândia, Liechtenstein e Noruega, que partilham o mesmo Mercado Interno.

ESTÁ ABERTO UM NOVO ROUND DE CANDIDATURAS AO FUNDO AZUL

O Fundo Azul tem por finalidade o Desenvolvimento da Economia do Mar, a investigação científica e tecnológica, a proteção e monitorização do meio marinho e a segurança marítima, através da criação ou do reforço de mecanismos de financiamento de entidades, atividades ou projetos de empresas e entidades sem fins lucrativos.

 

O Fundo Azul tem 4 concursos abertos em áreas que vão do apoio ao empreendedorismo e empresas da Economia do Mar, à Biotecnologia, Segurança Marítima e Monitorização e Protecção do Ambiente Marinho.

  • Empreendedorismo na economia do mar: podem ser apoiados projetos de Biotecnologia Azul, Energias Renováveis Oceânicas Digitais (Indústria 4.0), Portos 4.0 (novas soluções focadas na aplicação da Indústria 4.0 na rede portuária nacional), Robótica oceânica e Sustentabilidade.
  • Segurança Marítima: podem ser apoiados projectos de formação ao nível da segurança no mar e da salvaguarda da vida humana no mar, controlo de fronteiras e de alfândegas, controlo da pesca, prevenção e controlo da poluição marítima de navios e portos, prevenção e supressão de atividades ilícitas, salvamento marítimo, socorro e assistência em espaços marítimos.
  • Biotecnologia Azul: podem ser apoiados projetos de investigação científica e tecnológica na área da biotecnologia azul, desenvolvimento de novos produtos de origem biotecnológica a partir de recursos marinhos, soluções de utilização de subprodutos das indústrias ligadas ao mar, desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a eficiência energética e combate à poluição marinha e para a redução do lixo marinho, produção em aquicultura de novas espécies, alimentos, rações, controlo de parasitas, revestimentos antivegetativos, ou outras aplicações de valor acrescentado e projectos de valorização dos subprodutos das indústrias de aquicultura.

Podem beneficiar dos apoios as empresas e  outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos e as Instituições do ensino superior, institutos e unidades de I&D.

Os apoios atribuíveis ao abrigo dos presentes concursos podem ser:

  • Reembolsáveis (taxa de juro de 0%, no prazo máximo de 8 anos)  ou eventualmente convertíveis em capital (designadamente com a entrada direta no capital das empresas até um limite máximo de 10%). Nestes casos, o apoio máximo atribuível por operação é de 500.000 €, até 90% das despesas elegíveis.
  • Ou podem ser de natureza não reembolsável, com o limite máximo atribuível por operação de 200.000 € e cobrindo até 90% das despesas elegíveis.

 

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 28 de Fevereiro.

 

 

Para mais informações pode consultar a pagina da Direção Geral de Políticas do Mar ou contactar-nos diretamente.

 

Bons negócios!

 

Nova Imagem Selmax

A Selmax, parceira da Inovae nas áreas de design, web e consultoria comercial, renovou a sua imagem.

Mudam-se os tempos.

Também as empresas têm de se adaptar às novas mudanças: o que antes fazia sentido pode agora ser melhor, mais adequadoaos objectivos que se pretendem.

A Selmax também está a passar por um processo de evolução e quer neste momento adaptar a sua imagem aos novos desafios que se apresentam. Por isso, avançou com uma modernização da nossa imagem, que irá ter repercussões transversais a todas as suas comunicações.

Também já pensou em renovar a imagem da sua empresa? Saiba mais aqui sobre os outros projectos de renovação de marca que a Selmax já efectuou.

Tem questões?