Este é o artigo mais importante que vai ler hoje.

The impact of always-on communications, the growing complexity of global organizations, and the pressures imposed by profound economic uncertainty have all added to a feeling among executives that there are simply not enough hours in the day to get things done.

Mckinsey, 2016

Conhece-te a ti mesmo

(aforismo grego, atribuído a Socrates)

 

 

Regras para maior produtividade… e mais tempo livre para pensar. 

 

O tempo é um recurso escasso e não renovável.

Tem de alimentar o trabalho, assim como tem de alimentar a vida pessoal e familiar. É o nosso principal recurso disponível, independentemente da riqueza ou qualidade da bolsa, formação, conhecimentos e competências. É o nosso principal capital de investimento. E deve ser o melhor gerido. Deixamos abaixo 7 propostas para o fazer de forma mais eficaz, utilizando quer métodos simples quer modernas ferramentas de gestão ao dispor de qualquer pessoa. Como dissemos acima, este é mesmo o artigo mais importante que vai ler hoje.

 

7 regras para esticar o tempo e aumentar a produtividade:

  1. Comece o dia pelas tarefas mais importantes e nunca tenha mais do que 2 tarefas como sendo “as mais importantes”. À medida que o dia avança perdemos energia e concentração. Deixá-las para mais tarde resulta quase sempre em acabar o dia sem tempo ou vontade de as realizar.
  2. Regra dos 90 minutos: o princípio desta regra é gastar os primeiros 90 minutos do dia na tarefa mais importante, aproveitando os ciclos normais de atenção e cansaço do corpo humano. No final descanse e mude de tarefa.
  3. Selecione semanalmente o que não fazer. Não há nada menos eficiente do que fazer uma coisa que não devia ser feita. Fazer listas de tarefas é um vício. É preciso saber eliminar tarefas que não são importantes nem urgentes ou que simplesmente deixaram de ser necessárias. A sensação de libertação é sempre excelente.
  4. O tempo tem sempre de ser aplicado onde cria mais valor. Concentre-se a fazer o trabalho onde as suas competências são mais críticas e necessárias. Se houver uma pessoa que consegue fazer o trabalho quase tão bem (ou melhor) delegue.
  5. Force o controlo dos seus resultados. Seja accountable. Faça compromissos com prazos e metas. Comprometa alguém a controlar se as cumpriu (e a “bater-lhe” se não o fizer).
  6. Trabalhe apenas uma vez em cada tarefa. E quando começar acabe, sem distrações e dizendo não a solicitações intermédias de terceiros. Repetir temas, conversas, reuniões ou tarefas desgasta a vontade.
  7. Slice and dice. Parta os grandes projetos ou trabalhos em tarefas pequenas ou faça índices de documentos a produzir. Comece pelo número 1. E prossiga.

 

E agora ponha a tecnologia a ajudar.

Propomos uma lista de aplicações e métodos simples, para usar no seu computador, telemóvel ou na sua agenda. Não diga que não somos amigos.

 

Bom trabalho e bons negócios!

 

 

 

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