ESTÁ ABERTO UM NOVO ROUND DE CANDIDATURAS AO FUNDO AZUL

O Fundo Azul tem por finalidade o Desenvolvimento da Economia do Mar, a investigação científica e tecnológica, a proteção e monitorização do meio marinho e a segurança marítima, através da criação ou do reforço de mecanismos de financiamento de entidades, atividades ou projetos de empresas e entidades sem fins lucrativos.

 

O Fundo Azul tem 4 concursos abertos em áreas que vão do apoio ao empreendedorismo e empresas da Economia do Mar, à Biotecnologia, Segurança Marítima e Monitorização e Protecção do Ambiente Marinho.

  • Empreendedorismo na economia do mar: podem ser apoiados projetos de Biotecnologia Azul, Energias Renováveis Oceânicas Digitais (Indústria 4.0), Portos 4.0 (novas soluções focadas na aplicação da Indústria 4.0 na rede portuária nacional), Robótica oceânica e Sustentabilidade.
  • Segurança Marítima: podem ser apoiados projectos de formação ao nível da segurança no mar e da salvaguarda da vida humana no mar, controlo de fronteiras e de alfândegas, controlo da pesca, prevenção e controlo da poluição marítima de navios e portos, prevenção e supressão de atividades ilícitas, salvamento marítimo, socorro e assistência em espaços marítimos.
  • Biotecnologia Azul: podem ser apoiados projetos de investigação científica e tecnológica na área da biotecnologia azul, desenvolvimento de novos produtos de origem biotecnológica a partir de recursos marinhos, soluções de utilização de subprodutos das indústrias ligadas ao mar, desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a eficiência energética e combate à poluição marinha e para a redução do lixo marinho, produção em aquicultura de novas espécies, alimentos, rações, controlo de parasitas, revestimentos antivegetativos, ou outras aplicações de valor acrescentado e projectos de valorização dos subprodutos das indústrias de aquicultura.

Podem beneficiar dos apoios as empresas e  outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos e as Instituições do ensino superior, institutos e unidades de I&D.

Os apoios atribuíveis ao abrigo dos presentes concursos podem ser:

  • Reembolsáveis (taxa de juro de 0%, no prazo máximo de 8 anos)  ou eventualmente convertíveis em capital (designadamente com a entrada direta no capital das empresas até um limite máximo de 10%). Nestes casos, o apoio máximo atribuível por operação é de 500.000 €, até 90% das despesas elegíveis.
  • Ou podem ser de natureza não reembolsável, com o limite máximo atribuível por operação de 200.000 € e cobrindo até 90% das despesas elegíveis.

 

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 28 de Fevereiro.

 

 

Para mais informações pode consultar a pagina da Direção Geral de Políticas do Mar ou contactar-nos diretamente.

 

Bons negócios!

 

Comments ( 0 )

    Tem questões?